quarta-feira, 2 de março de 2016

Afinal, o que o colesterol faz no nosso corpo?

Saúde Responde Tudo: ColesterolDescubra sua função e de onde ele vem.
 
 
Pode até parecer incoerente, já que o desequilíbrio dessa gordura traz encrencas. Mas é justo dizer: o colesterol é vital para o nosso corpo. Não estamos ignorando, lógico, entupimentos nas artérias e outros malefícios que fazem colesterol soar como um palavrão. Mas o fato é que nenhuma célula do organismo vive sem ele. Cada uma delas é envolvida por uma camada dessa gordura que facilita a entrada e a saída de substâncias. No cérebro, esse revestimento evita curto-circuitos nos neurônios. O colesterol tem a ver também com a fabricação da bile, ou seja, está ligado à digestão. E, sem ele, desanda a produção dos hormônios sexuais, da vitamina D e do cortisol, responsável por reações de alerta, e até o combate a inflamações.

De onde vem o colesterol?

Para dar conta da trabalheira de fazer funcionarem direito cérebro, músculos, pele, intestinos... – enfim, cada pedacinho do organismo –, o colesterol não pode faltar de jeito nenhum. O corpo então, espertamente, trata de produzir 70% de toda essa gordura essencial para suas atividades. É como se ele fosse uma usina e os órgãos representassem diferentes bancadas, todas gerando uma quantidade dessas moléculas. Mas, embora haja essa participação generalizada na fabricação interna, o fígado é o campeão indiscutível de produtividade. Entre as muitas funções dessa glândula grandalhona (a maior do corpo humano) está a de sintetizar o colesterol, que é a principal matéria-prima na formação da bile. Esse líquido esverdeado e de gosto amargo, por sua vez, digere a gordura que passeia pela corrente sanguínea. Uma parte da bile é eliminada pelas fezes, outra é reabsorvida, recomeçando todo o processo.
Mas ainda está faltando 30% da carga de colesterol, certo? Essa parte vem dos alimentos que ingerimos, sejam de origem animal, como as carnes e os queijos, sejam de origem vegetal, como o óleo de dendê. E nesse entra e sai de gordura no sangue, o fígado tem outro papel importante: atuar como controlador de estoque. Se tem pouco colesterol em suas reservas, ele cria receptores para captar as moléculas que estão na circulação. Agora, quando está lotado de gordura, freia esse mecanismo e deixa o excesso de colesterol passeando pelo sangue.

Fonte: Revista saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário