quarta-feira, 11 de abril de 2018

Lotes de água mineral, queijo e chocolate são proibidos por contaminação

Anvisa veta a comercialização de certos produtos pela presença de bactérias e até metais em sua composição. Fique de olho!
Anvisa: agua chocolate e queijo no mercado

Nos próximos dias, tenha atenção redobrada no supermercado. Isso porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou recolher diversos lotes de água mineral, queijos e chocolates por apresentarem contaminantes que poderiam afetar a saúde.

O lote 1702 do produto Água Mineral Natural, da marca Santa Rita do Sapucaí, exibiu concentração elevada da bactéria Pseudomonas aeruginosa, capaz de causar infecções respiratórias, urinárias, de ouvido… Em casos específicos, ela pode ser letal.

Para você identificar mais facilmente, o lote em questão foi fabricado no dia 13 de setembro de 2017 e tem validade até 13 de setembro de 2018.

Já a Indústria de Laticínios Santa Tereza Eirel constatou, ela própria, a presença de Listeria monocytogenes em três lotes de queijo. Outra bactéria oportunista, ela provoca sintomas parecidos com os da gripe, além de diarreia. Mais raramente, culmina em meningite ou aborto espontâneo. São esses os lotes para ficar de olho:

• 065/8 Queijo Mussarela Fatiado, fabricado em 8 de março de 2018, com validade até 8 de maio de 2018.


• 066/8 Queijo Mussarela Fatiado, fabricado em 9 de março de 2018, com validade até 9 de maio de 2018.


• 053/5 Queijo Mussarela Peça, fabricado em 22 de fevereiro de 2018, com validade até 22 de junho de 2018.


Por último, a empresa ZD Alimentos S.A. anunciou que quatro lotes do seu chocolate Barra de Confeiteiro ao Leite, da marca BEL, possuíam filamentos metálicos. Essas substâncias podem intoxicar o organismo.
Os lotes de chocolate que foram afetados têm o seguinte prazo de validade:

• 5 de março de 2019


• 6 de março de 2019


• 7 de março de 2019


• 8 de março de 2019


Cabe lembrar que as empresas devem começar a recolher esses produtos. Ainda assim, vale a pena observar as embalagens dessas marcas nas próximas idas ao mercado.
 
Fonte: Revista saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário