terça-feira, 25 de setembro de 2018

Receita de brigadeiro saudável com biomassa de banana verde

Quem disse que esse doce não pode ser equilibrado? Aprenda uma versão mais mais leve e gostosa

receita de brigadeiro fit

Se tem um doce que o brasileiro ama é o brigadeiro. Mas a quantidade de açúcar e gordura faz muita gente dispensar a guloseima. Então, que tal se deliciar com uma receita mais equilibrada? Acredite: é possível. O principal truque é trocar o leite condensado por uma biomassa de banana verde, preparada com a polpa cozida (veja orientações abaixo). Isso reduz as calorias e as gorduras do doce pela metade.
Além disso, a tal da biomassa é rica em fibras, que dão saciedade e lentificam a liberação de açúcar no sangue. Outra dica é utilizar um adoçante culinário. Quem não curtir, pode investir no açúcar mascavo ou demerara, que são menos processados do que o comum.
E sabia que dá até para fazer uma versão vegana do brigadeiro? Basta trocar o leite por uma bebida vegetal e a manteiga pela mesma quantidade de óleo de coco. Vamos para a cozinha fazer o teste? A receita é de Liliane Rocha, nutrichef do Rio de Janeiro.

Brigadeiro de biomassa de banana verde

Ingredientes
1/4 de xícara (chá) de leite desnatado
4 colheres (sopa) de biomassa de banana verde*
4 colheres (sopa) de adoçante culinário
1 colher (sobremesa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cacau em pó
50 g de chocolate amargo ralado
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes na panela – com exceção do chocolate amargo – e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar até chegar ao ponto de descolar da panela. Deixe a massa esfriar. Faça as bolinhas de brigadeiro com a massa e passe-as no chocolate ralado.
*Para prepará-la, é preciso colocar as bananas (com casca!) na panela de pressão e cobrir com água. Depois que elas cozinharem por uns 10 minutos, deixe a pressão sair naturalmente. Aí é só descascar a fruta ainda quente e bater a polpa no liquidificador ou triturador.

Fonte: Revista saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário