quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

12 produtos do dia a dia que podem desregular seus hormônios

Você pode nunca ter ouvido falar em desreguladores endócrinos, mas com certeza já esteve diante de alguns deles. A ciência está descobrindo que produtos do nosso cotidiano, como esmaltes, televisão e até água encanada, escondem substâncias capazes de alterar o funcionamento do nosso corpo. "Disruptores endócrinos são compostos artificiais ou naturais que interferem na ação dos nossos hormônios e nos expõem a doenças", define Tânia Bachega, presidente da comissão que estuda o tema na Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem). Hoje, há suspeitas sobre mais de 800 misturas químicas. "Elas estão na indústria e na agricultura e entram no corpo pela ingestão de água, de alimentos e pela respiração", diz a química Débora Santos, da Universidade Federal de Pernambuco. Os efeitos dos tais desreguladores podem demorar décadas para aparecer. E existem situações em que o problema só dá as caras nas gerações futuras.

Foi o que aconteceu com o dietilestilbestrol, remédio prescrito entre os anos 1940 e 1970 para gestantes. "Anos depois, as filhas das mulheres que o utilizaram desenvolveram câncer e infertilidade", conta o toxicologista Anthony Wong, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Só após 30 anos de uso e muitas vidas afetadas, sua venda foi proibida. Mas é provável que a ameaça não se restrinja aos fármacos. Que o ar que respiramos e a comida que engolimos também estejam "contaminados".

Uma pesquisa da entidade Environmental Working Group, especializada em saúde ambiental, apontou os 12 disruptores atuais mais perigosos.

Abaixo, você descobre quais são eles:

PBDE
Composto químico que evita que os equipamentos peguem fogo. É encontrado em eletrônicos, como celular, televisão e videogame, móveis, carpetes, colchões e alguns travesseiros. Podem causar distúrbios na tireoide, infertilidade feminina e problemas neurológicos em crianças. 


DIOXINA
Química presente em pesticidas como o DDT e no branqueamento do papel. Está relacionada a problemas como infertilidade, aborto, diabete, endometriose e déficits imunológicos. 


ATRAZINA
O herbicida é usado no controle de pragas de plantações de milho e cana-de-açúcar. Pode causar infertilidade e câncer. 


CHUMBO
O elemento químico encontrado em tintas, cigarro e água encanada pode estar por trás de distúrbios na tireoide. 


BISFENOL A
A substância é encontrada em alguns tipos de plásticos e revestimento de enlatados. O contato com ela está relacionado à produção de espermatozoides defeituosos, puberdade precoce, câncer, obesidade, diabete e doenças cardiovasculares. 


PERCLORATO
Encontrado em combustível de foguetes espaciais e na composição de fogos de artifício, pode causar distúrbios na tireoide. 


ARSÊNICO
O elemento químico está presente em pesticidas, alguns alimentos e água encanada. O excesso pode causar câncer de pele, bexiga, pulmões e alterações sexuais. 


MERCÚRIO
Presente em alguns peixes, frutos do mar e usinas de energia movidas a carvão, o metal está relacionado à redução do QI de crianças, problemas no ciclo menstrual e alterações no pâncreas. 


FTALATO
Esse grupo de compostos químicos pode ser encontrado em cosméticos, como esmaltes e perfumes, na pavimentação de ruas, cortinas de chuveiros, couro sintético e vinil. Pode causar anormalidades genitais, interferência em hormônios como testosterona e estrogênio e no desenvolvimento das mamas. 


QUÍMICOS PERFLUORADOS
Presentes em panelas antiaderentes, roupas, carpetes e capas de chuva podem causar distúrbios na tireoide e infertilidade.

COMPOSTOS ORGANOFOSFORADOS
Presentes em inseticidas, a química está ligada ao déficit de testosterona e problemas na gestação, como pré-eclâmpsia e até aborto. 


DIETILENOGLICOL
Esta substância encontrada em produtos de higiene pessoal e solventes industriais, pode estar ligada à redução na movimentação dos espermatozoides. 

Fonte: Revista Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário