quinta-feira, 30 de julho de 2015

Dia mundial da Amamentação de 1 a 7 de Agosto

Amamentação: proteção e saúde Como armazenar o leite materno?

É possível, sim, guardar o leite materno coletado em casa. Alguns cuidados devem ser observados, principalmente quanto à higiene e conservação, orienta Vanessa Ramis Figueira, nutricionista do Banco de Leite. Confira as nossas dicas para armazenar o leite de forma segura:
  • Higienizar o local e esterilizar os utensílios utilizados para o procedimento (frascos de vidro, acessórios da bomba de ordenha, em caso de coleta mecânica). O local da coleta não deve ter a presença de animais domésticos
  • Retirar anéis, relógio e pulseiras.
  • Prender e cobrir os cabelos com uma touca ou lenço e utilizar uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;
  • Higienizar as mãos, pulso e antebraço com sabonete líquido neutro e água.
  • Desprezar as primeiras gotas de leite de cada mama.
  • Iniciar o processo de coleta
  • Após colocar o leite no frasco, fechar o vidro e identificar com data e horário do início da coleta.
O armazenamento deve ser feito em recipiente de vidro (mamadeira ou frasco de vidro temperado com tampa plástica), conforme legislação brasileira. Uma dica simples e útil é utilizar vidros de café solúvel ou de maionese. Para utilizá-los, retire o alumínio que protege a tampa, lave com escova e sabão e ferva por 15 minutos.

Prazo de validade:
  • 12h sob refrigeração. Importante: a localização correta do frasco na geladeira é próximo ao fundo e não na porta, local que não garante uma temperatura constante.
  • Já para um armazenamento mais prolongado, coloque os frascos no freezer, onde poderão ficar armazenados por até 15 dias.
No descongelamento programado os frascos devem ser retirados do freezer e colocados sob refrigeração até o leite retornar ao estado líquido ou, se necessário, em cuba com água em temperatura ambiente ou levemente amornada até o descongelamento. Após o descongelamento a validade é de 12 horas sob refrigeração.
O aquecimento deve ser rápido submetendo a mamadeira em cuba com água em temperatura levemente amornada. O leite materno não deve ser fervido ou aquecido em microondas. O leite deve ser oferecido ao bebê em temperatura de 37ºC, aproximadamente (temperatura corporal). Se após o procedimento, o leite materno ainda estiver frio, repita o procedimento até o leite ficar morno.
O volume aquecido e não consumido pelo bebê deve ser descartado. 

Fonte: Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário